quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

SANTA FÉ (a cidade) É CRUZ ALTA ?

         Olá visitantes, é com satisfação que finalmente viemos através deste canal esclarecer uma dúvida que muitos nos questionam na Casa Museu Erico Verissimo, mas para tornar a informação mais abrangente aos que ainda não sabem, aqui esclareceremos.
         Muito foi dito a respeito de a cidade fictícia criado pelo escritor Erico Verissimo na grandiosa obra  "O tempo e o Vento" ser uma cópia da sua amada cidade natal, seu pago como ele se referia. Mas na verdade são duas cidades distintas, Como o autor mesmo disse:
- Ninguém cria do nada...
- O computador de meu cérebro foi programado em Cruz Alta...até meus dezoito anos...

         Sendo assim semelhanças são inevitáveis, inevitáveis não copiáveis. Para afirmar a idéia de que são cidades distintas, acrescento duas citações do livro "Um certo Capitão Rodrigo" excerto da obra do Tempo e o Vento.


" De novo Juvenal pensou em seus afazeres. No dia seguinte tinha de sair com a carreta carregada para Cruz Alta, onde ia buscar açúcar, sal, fazendas e bugigangas para a estância dos Amarais e para a venda do Nicolau, que era a única da localidade. Precisava ir dar umas ordens, tomar umas providências, mas apesar de tudo isso ia ficando ...."


"Durante toda a viagem a Cruz Alta levara no peito uma preocupação que em vão  se esforçara para vencer."



Mapa de Paulo Von Poser


         Os livros em verdade refletem o enfrentamento de seus autores com o mundo. Expressam este enfrentamento. E ainda quando os autores fujam da realidade concreta estarão expressando a sua maneira deformada de enfrentá-la. Estudar é também e sobretudo pensar a prática e pensar a pratica é a melhor maneira de pensar certo. Desta forma, quem estuda não deve perder nenhuma oportunidade, em suas relações com os outros, com a realidade, para assumir uma postura curiosa. A de quem pergunta, a de quem indaga, a de quem busca.

Referências:


Caderno de Leituras. Erico VerissimoOrientações para o trabalho em sala de aula. Organização e edição Flávio ChavesCompanhia Das Letras. 2005.


VERISSIMO, Erico. Um certo Capitão Rodrigo. 1 ed. Coleção Folha Grandes Escritores Brasileiros. RJ, 2008.



Por Juliana Abreu.


Um comentário:

  1. Érico Veríssimo é um monstro literário. Paulista de origem árabe, aprendi a amar o Rio Grande por força da pena de Veríssimo.
    Apenas um senão em tudo isso: por que usurparam o tão merecido Nobel de Literatura?
    Aziz Hussni Neto

    ResponderExcluir