quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Visitantes Curiosos e Cheios de História para contar...

        Na tarde do dia 21 de fevereiro de 2013 esteve em visita de férias em Cruz Alta, sua terra natal, como fazia seguidamente Erico Verissimo a Srª Lucia Helena Bastiani França com sua filha Letícia Bastiani França e nos visitarm aqui na Casa Museu Erico Verissimo, juntamente com a adorável Srª Beatriz Bastiani Braga, sua irmã.
        Ocorre que a Senhora Lucia Helena, mais conhecida carinhosamente entre seus familiares e amigos por "neneca" conviveu com o escritor durante os períodos em que o mesmo vinha à Cruz Alta passar as férias na cidade juntamente com a família, ele adorava vir a sua terra natal, sua "CASA PERDIDA", como ele mesmo se referia com carinho e um certo lamento. Na época, a então menina Lucia Helena não tinha mais do que 11 anos de idade, e já trabalhava na FARMÁCIA PEIXOTO de seu padrinho o Srº Peixoto ao qual lhe queria muito bem e segundo ela, era pessoa muito amada no seio da sociedade Cruzaltense.
       Mesmo neneca sendo criança e trabalhando desde cedo tinha o hábito da leitura, o que a aproximou dos diálogos com Erico, ele por sua vez não a distinguia como um ser ininteligível. Quando questionei se ele já sendo um escritor famoso daria tamanha atenção a uma criança em meio a tantos compromissos, ela respondeu-me:
_ Erico era uma pessoa muito simples amável, de trato simples, e eu sempre tive gosto pela leitura, ele certa vez me questionou se eu lia mesmo os livros e disse que sim ai discutiamos sobre o assunto, conversava comigo sem distinção.
- Ele gostava muito de explicar porque escrevia determinados livros, ele falava assim:
- ...ai eu tava lá ouvindo aquilo e fiz assim e depois escrevi aquilo que virou aquele outro......comenta ela que ouvia do escritor a cerca de sua produção.
       O relato das experiências de vida da Srª Lucia Helena, da convivência com Erico são inesquecívis, mais uma vez reforço em público Dona Lucia Helena registre em uma publicação, terás todo o nosso apoio e no que precisar de mim é só entrar em contato.
Um enorme abraço e felicidades mil .



Da esquerda para direita: Beatriz Braga, Lucia Helena França e Letícia França.


Texto e fotografias Juliana Abreu.
fevereiro 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário